Notícias


Feira da Comunidade 








 --------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Festival na Fé 







Prêmio da Música Católica 2012

Entre os dias 9 e 15 de setembro estará disponível a segunda enquete do Prêmio da Música Católica 2012, promovido por este portal, e que nesta disputa elege a categoria Revelação. Na ocasião os internautas poderão escolher entre as bandas Estrada Iluminada (Salvador); Hadron  Kyrie (Salvador), Beattitude (Salvador), Swing do Louvor (Salvador) e os cantores Cosme e Zé Ramos (Cabeceiras do Paraguassú), Kikito (Madre de Deus), Marcos Rocha (Feira de Santana) e Jorge Sand (São Sebatião do Passé). Vale lembrar que os dois nomes mais votados em cada seleção participarão da competição final, que será realizada em dezembro.
Lançado oficialmente na segunda semana do mês de agosto, o Prêmio contou com um total de 7.488 votos, na categoria Melhor Banda 2012, que garantiram o primeiro lugar para as bandas Recomeçar (2.802 votos), seguida da Alto Louvor (2.195 votos), Devotos do Divino (1.872 votos), Canção da Vida (420 votos) e Missão Paráclito (199 votos). As duas primeiras colocadas (Recomeçar e Alto Louvor) seguem para a etapa final.
Vencedoras da primeira etapa
Com o foco na evangelização através da música, a banda Recomeçar, da Arquidiocese de Feira de Santana, nasceu na Paróquia da Catedral Metropolitana de Sant’Ana no ano de 2004. Desde então, os 11 componentes já realizaram diversos eventos na cidade feirense e em outros municípios do estado, além da abertura de grandes shows de cantores da música católica nacional.
Já a Alto Louvor, fundada em 2002, marca o cenário musical com composições que, embora tocadas em ritmo de pagode, transmitem valores que promovem uma cultura de paz. Composta por 15 integrantes, a banda nasceu na Comunidade Católica Shalom e, desde 2007, já realizou seis turnês pelo Brasil. “A nossa música transmite uma alegria contagiante e garante, a quem curte o ritmo de pagode, uma diversão saudável e com letras que louvam a Deus. Eu sempre costumo repetir a frase de Santo Agostinho: ‘Se quer conhecer o que cremos, vem ouvir o que cantamos’”, afirma o vocalista da banda, Itamar Santos.
















_____________________________________________________________


Música e Internet: bandas católicas aderem à rede para conquistar seu público

 

Facilidade de divulgação e público em maior alcance são fatores que levam bandas católicas a usar da internet uma ferramenta de trabalho.  Com o objetivo de divulgar mensagens espirituais através da música, os grupos aproveitam o potencial oferecido pela rede para difundir suas composições e cativar o maior número de fãs.
A cantora Rejane Almeida, por exemplo, possui uma conta no Twitter e no Facebook.  Através desses recursos, ela diz acreditar que o seu trabalho ganha mais visibilidade entre as comunidades.
“A idéia da internet é boa. Quando vi minha irmã utilizando e interagindo com muitas pessoas, eu me interessei. Isso faz com que meu trabalho e os eventos dos quais participo sejam divulgados”, disse.
A banda Beattitude, por sua vez, ainda não possui um álbum físico. Em pouco mais de um ano de carreira, o grupo utiliza sua conta na rede social Facebook para promover seus eventos e postar suas canções. De acordo com o vocalista da banda, Danilo Holzmann, a conexão em rede ajuda a expandir o nível de divulgação dos trabalhos.
“A internet nos possibilita ultrapassar barreiras de nicho porque a difusão do conteúdo é mais rápida e fácil. É um recurso de democratização da informação e, como nosso diferencial é a mensagem a ser transmitida, quanto mais fácil ela for difundida, melhor para a banda”, afirmou.
Sobre isso, o cantor relata sua surpresa quando, em uma ocasião, ouviu sua música sendo tocada em uma webrádio. Segundo informa, o material tinha sido enviado por um fã que apreciou o trabalho do grupo e resolveu indicá-lo para o setlist do veículo.
“Não tínhamos enviado nada para ninguém. Alguém que ouviu resolveu divulgar, ou seja, não temos dimensão do alcance que a internet nos oferece”, declarou.
A Banda Estrada Iluminada também explora as possibilidades do mundo digital. Os trabalhos inicialmente foram divulgados no Orkut, mas diante do pequeno retorno do público, os conteúdos foram incorporados a um blog, atualizado frequentemente pelos membros do grupo, às redes sociais e ao canal interativo YouTube.
Recentemente, a banda, inclusive, lançou uma promoção via Facebook. Os músicos pediram para que as pessoas fizessem uma frase criativa e enviassem para que fosse analisada pelo grupo. A melhor ganharia uma camisa da banda no dia do show, realizado na Paróquia São Cristóvão em 15 de julho. De acordo com o guitarrista e compositor Fabiano Simões, essa iniciativa não tinha somente o interesse na divulgação do show .
“Vimos outras empresas fazendo promoções por meio do Facebook e nos interessamos. Era um meio para trazer alguém para perto da banda e promover uma integração entre músicos e público”, revelou.
Os integrantes do grupo dizem acreditar que as ferramentas servem também para a propagação de conhecimento e para a evangelização, por isso, não se limitam a postar somente assuntos voltados aos seus eventos.
“Nós buscamos divulgar não somente o nosso trabalho, mas também as atividades da Arquidiocese [de Salvador] e da nossa paróquia [São Cristóvão – Comunidade Divino Espírito Santo – Jardim das Margaridas]”, declarou o cantor Fabiano Caissuti.
Projetos – A Beattitude antecipa a pretensão de fechar o atual ciclo de composições com a gravação de um álbum e a elaboração de podcasts com depoimentos da banda sobre os bastidores e inspirações que motivaram cada composição. Já a Estrada Iluminada fará novas promoções , que serão divulgadas no blog e nas redes sociais.





_______________________________________________________


 No dia 22 de novembro celebramos a santidade da virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto assim que no século V uma Basílica foi construída em seu nome". Existe uma mártir da Igreja que nos deixou uma história fenomenal, é padroeira, protetora dos músicos. Cecília viveu nos primeiros séculos da Igreja, era de família nobre, que tinha posses. Naquele tempo, a Igreja vivia o duro período da perseguição.

Para professar a fé, se encontrar com a Palavra e a Eucaristia muitos tinham que celebrar às escondidas. Muitas vezes isso acontecia nas casas das famílias e Cecília tinha o prazer de emprestar sua casa para a celebração da Santa Missa.

Cantava maravilhosamente, fazendo com que todos sentissem a presença de Deus, também era instrumentista – tocava piano e harpa. E, por causa de sua beleza externa e também por causa de sua voz, o imperador quis possuí-la; então a convidou para ir até seu palácio e lhe fez esta proposta: “venha morar comigo aqui no palácio e eu lhe darei tudo que você ainda não pôde experimentar. Quero ouvir sua música e ter você a meu lado”.

Ela respondeu que não poderia ir, porque estava noiva e amava Jesus de Nazaré. Então voltou para casa, mas começa a ser perseguida pelo imperador para que mudasse de idéia. Mas permaneceu fiel.

Chegando o dia das núpcias de Cecília, quando partilharia com seu esposo o amor que celebraram diante de Deus. No leito nupcial, ela faz uma revelação a seu esposo, olhando em seus olhos, “O amor do Senhor me conquistou. Eu te amo também, mas preciso lhe pedir que me permita viver para Ele, mesmo estando a seu lado. Guardando a minha virgindade.”

O marido confuso, mas também tocado por suas palavras responde “Eu acredito em você se um anjo vier e disser que você pertence a Deus”. Então Cecília se ajoelhou e fez uma oração que seu esposo jamais esqueceu, pedindo a Deus este sinal.
Aqui encontramos a espiritualidade do músico pois a canção, na verdade, é extensão, conseqüência de toda intimidade que o músico tem com o Senhor.

O anjo então, se entrou no quarto nupcial e se aproximando do esposo, diz “Ela pertence ao Senhor”. Naquela hora, o esposo consagrou-se também ao Senhor para viver unido a ela como casal, mas os dois castamente para o Senhor.

Mas o imperador não desistiu e depois matar o esposo de Cecília, pediu-lhe que renunciasse a Deus. Ela negou e ficou presa uma semana, sem nenhum contato com ninguém, não podia nem cantar. Mas permaneceu firme e consciente do que queria, mesmo enfraquecida. Todo músico passa por situações dolorosas, quem não sofre não vive, quem não vive não cresce, quem não cresce não morre e quem não morre não ressuscita.

Depois de ter sobrevivido a um incêndio, tiraram-lhe seu instrumento mais precioso – sua voz. O soldado cortou com uma faca a garganta de Cecília. É conhecimento médico que alguém sofrendo um corte nesta área, morre em minutos. Mas por um milagre ela sobreviveu ainda por três dias.

Os cristãos que estavam por perto, pediram que escrevesse um “testamento”. Cada músico precisa pensar em seu testamento. Nosso Senhor deixou seu testamento na cruz, por meio das 7 palavras. Qual herança você vai deixar?
Cecília escrevia as últimas recomendações a seus criados e amigos. Uma delas era que sua casa fosse transformada em uma Igreja, e de fato hoje a casa de Cecília está no subsolo de sua basílica. Antes de morrer disse, por meio de gestos “morro por causa de meu Deus”

Dê a Deus o seu melhor, como Cecília que não teve medo de dar até a própria vida. Nós precisamos de cristãos que tem a coragem de dar a vida, há esperança para o nosso Brasil, há esperança para a Igreja.

Não retenha nada para si, confie, dê ao Senhor o seu máximo. Porque Ele já lhe deu tudo, já fez tudo por você. Músico não retenha nenhuma nota sequer, dê tudo ao Senhor.

Não espere amanhã, não podemos aumentar um dia sequer na nossa existência. E se for a sua última chance? Renda-se diante do amor de Deus, renda-se diante do tudo que Deus lhe deu. Se você precisa de ajuda, eu também preciso, todos nós precisamos. Mas comece com humildade, uma coisa de cada vez. Comece rendendo-se ao Senhor.

Padre Delton Filho
Comunidade Coração Fiel



_________________________________






Por que ser batizado enquanto criança?



Jéssica Marçal (Da Redação)


Arquivo


'Desde cedo devemos desejar que toda a riqueza da graça e das bênçãos divinas habitem na vida de cada filho ou filha', destacou padre Sérgio

Livrar o ser humano do pecado original e torná-lo imerso no nome de Deus. Na fé católica, essas duas etapas tão importantes são concretizadas com o sacramento do Batismo, que comumente é realizado logo nos primeiros meses de vida. Muitas pessoas, porém, ainda se perguntam se o mais certo não seria o batismo na fase adulta, uma vez que assim haveria liberdade de escolha.
Na abertura da Conferência Pastoral Eclesial da Diocese de Roma, na Itália, deste ano, o
Papa Bento XVI falou sobre a importância do Batismo e o reafirmou enquanto uma necessidade para o ser humano. Ele enfatizou que ser batizado não é uma escolha como outra qualquer, da mesma forma que não é possível escolher nascer ou não neste mundo. 
Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, o administrador da Diocese de Tubarão (SC), padre Sérgio Jeremias de Souza, esclareceu algumas das reflexões do Papa sobre o sacramento. Em relação à liberdade de escolha, o padre recordou que Deus não fere a liberdade do ser humano, muito pelo contrário. “Ele a alarga (a liberdade) e dá a verdadeira dimensão de vida plena. Ele não nos tira nada, mas nos dá tudo, sobretudo a participação em seu ser divino”.
O padre destacou ainda que os pais sempre querem o melhor para seus filhos, daí o batismo acontecer logo na vida da criança. “Se Deus é algo bom para a minha vida de pai e de mãe, aquilo que é um bem para mim eu o quero também para meus filhos. E não há duvidas: o melhor é Deus, sempre”.


Leia abaixo a íntegra da entrevista.








                                                                                  




Fisiologia da voz
Voz: presente de Deus

Negro, branco, amarelo, alto, baixo, gordo, magro... cada ser humano é único, mesmo quando são gêmeos. Personalidade, físico, sentimento, coração... cada um Deus fez de um jeito, de uma forma especial. Com a voz não é diferente.

"A nossa voz é a nossa identidade." Aquilo que somos, como estamos interiormente, nossa história, alegria, frustrações, tudo acaba sendo registrado na voz.

As pregas vocais, popularmente chamadas de "cordas vocais", são duas pregas alojadas atrás do pomo de Adão ["gogó"] numa posição horizontal. Quando estamos respirando, elas se abrem, e quando estamos falando, elas se fecham e vibram. Elas funcionam como a boca de uma balão de aniversário: o ar passa por elas e as faz vibrar, produzindo o som que nós articulamos e que ressoa na nossa face e na caixa toráxica, fazendo com que cada pessoa emita sua própria personalidade impressa na voz. Como existem caixas de som maiores, menores, equalizadas, de diferentes formatos, assim a nossa fisiologia reflete aquilo que é o resultado final da nossa voz.


Eu costumo dizer que cantar parte mais da cabeça do que do seu timbre vocal. Uma pessoa pode ter um timbre belíssimo e não ter controle de como utilizá-lo a seu favor. Se você conhece a sua voz, seus pontos fortes e fracos e trabalha a partir disso, você terá resultados surpreendentes. Por isso é tão importante ter um bom professor de técnica vocal, um profissional capacitado que lhe ensine a cuidar da sua voz e a encontrar caminhos que vão favorecer o seu desempenho.

Não podemos nos esquecer da espiritualidade, pois ela conta muito quando se trata de um ministro de música, porque “a boca fala do que o coração tá cheio!” É ilusão achar que, quando estamos na frente do microfone, desligamos o "botãozinho" da emoção e ligamos um "piloto automático", ou que, estando munidos da técnica, temos tudo o que o povo precisa para se encontrar com Deus por meio do nosso canto. Se temos o coração ligado ao Senhor, Ele mesmo nos cura para que possamos assumir a beleza do que somos e transmitir isso aos outros.

Quanto mais nos deixamos trabalhar por Deus em nosso interior e quanto mais experimentamos da cura que Ele quer fazer em nossos corações, mais seremos canais eficazes dessa cura para as pessoas. Graça de Deus + técnica = eficácia.

Deus abençoe seu ministério.


Missionária da Canção Nova, integrante do Amor e Adoração e professora de canto licenciada em música.










Mande a sua pergunta ou sugestão para nós:
webmusica@cancaonova.com





                                                                                                            




Por que cantar e tocar na Santa Missa?















"O nosso canto só se fundamenta em Deus. E onde nós vivemos a maior beleza de Deus? É na Santa Missa; animar uma liturgia é viver o mistério da salvação. Nós não temos dimensão de como somos importantes dentro da ação litúrgica. Você já percebeu que nos momentos de festas, nos momentos mais importantes, como na Páscoa, no Natal, o Evangelho e as orações são cantadas? Ou seja, a celebração para aquele momento litúrgico requer algo mais sublime. E o que pode vir de mais sublime é a 
 "música".


Por que cantar e tocar na Santa Missa?
Por Emanuel Stênio


                                                                                                                 




Olá turma, dia 12/01/2012 quinta-feira às 19:30 na praça da Matriz na cidade de Lauro de Freitas/BA vai acontecer mais um show nosso e esperamos por vocês todos como sempre.
Um abraço e fiquem com Deus.



                                                                                                                 


Reflexão



Eco da Vida
Um pequeno garoto e seu pai caminhavam pelas montanhas.
De repente o garoto cai se machuca e grita: Aai!!! Para sua surpresa escuta a voz se repetir, em algum lugar da montanha: Aai!!! Curioso, pergunta: Quem é você? Recebe como resposta: - Quem é você?
Contrariado, grita: - Seu covarde!!! Escuta como resposta: Seu covarde!!!
Olha para o pai e pergunta aflito: - O que é isso?
O pai sorri e fala: - Meu filho, preste atenção!!! Então o pai grita em direção a montanha:
- Eu admiro você! A voz responde: - Eu admiro você!
De novo o homem grita: - Você é um campeão! A voz responde: - Você é um campeão!
O garoto fica espantado sem entender nada. Então o pai explica: As pessoas chamam isso ECO, mas na verdade isso é a VIDA.
Ela dá de volta tudo o que você diz ou faz. Nossa vida é simplesmente o reflexo das nossas ações.
Se você quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu coração. Se você quer mais responsabilidade da sua equipe, desenvolva a sua responsabilidade. Se você quer mais tolerância das pessoas, seja mais tolerante com as pessoas. Se você quer mais alegria no mundo, seja mais alegre.
Tanto no plano pessoal, quanto no profissional, a vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.
SUA VIDA NÃO É UMA COINCIDÊNCIA; SUA VIDA É A CONSEQUÊNCIA DE VOCÊ MESMO!!!
Texto obtido por Fabiano Simões


                                                                                                                  





Valeu a presença de todos em mais um evento que estivemos presente (Dia de Confraternização)




                                                                                                                  



Obrigado pela presença de todos, o show foi maravilhoso. Até o próximo e fiquem com Deus.


                                                                                                                   


                                                           
Olá amigos, convidamos vocês para mais um show nosso, dia 01/10/11 no 3° encontro dos motociclistas, na praia de Piatã, Salvador/BA as 15:00, aguardamos todos por lá.
Um abraço e fiquem com Deus. 


                                                                                                                    




 
Vencendo as Tempestades

Primeiro leia Mateus 8; 23-27

Vencendo as Tempestades

A Palavra de Deus afirma que a tormenta, os problemas e as tempestades vêm para todos, independentemente de serem ou não cristãos.
Veja que as adversidades não são características apenas dos que não temem a Deus, mas elas surgem na vida de todos. Contudo, o que difere uma pessoa da outra é exatamente a forma como ela se dispõe a combatê-las.
Analisando por este contexto, podemos compreender que existem dois tipos de pessoas: aquelas que se utilizam da fé prática em Deus para terem os problemas solucionados e as que deixam levar pelas circunstâncias, pelo medo ou por aquilo que os seus olhos vêem, por isso, são completamente arruinadas em sentimentos e afins.
Foi exatamente o fato de olhar para a condição que fez Pedro afundar, quando este ia ao encontro do Senhor Jesus por sobre as águas (leia Mateus 14. 22-33). Dizem as Sagradas Escrituras que, ao reparar na força do vento, Pedro teve medo e começou a submergir.
Na verdade, as águas aqui descritas representam os problemas vividos pelas pessoas e, igualmente a Pedro, muitas têm reparado nas circunstâncias, no vento contrário (como diz o Texto Sagrado), e, consequentemente, afundado.
Porém, as que buscam auxílio através da fé prática em Deus combatem de frente o medo e toda sorte de adversidades ou problemas. Elas não se intimidam, mas, sobretudo, contam exclusivamente com essa fé, por isso, vencem todos os obstáculos, sejam eles grandes ou pequenos.
É importante ressaltar que o fato de crer em Deus ou estar em uma igreja, ou ainda se dizer evangélica, não significa afirmar que a pessoa esteja vivenciando de fato essa fé no Senhor Jesus. O que faz a diferença na vida do ser humano é a prática incondicional da Palavra de Deus, que é à base da vida. Essa é a fé de qualidade. Quem a vive não é desamparado. E, mesmo que enfrente dificuldades, conta tão somente com esse poder para guerrilhar e vencer quaisquer tempestades.
Talvez até hoje você contasse com os amigos, conhecidos ou parentes, namorado, namorada, noivo, noiva, marido ou mulher e, no meio do caminho, foi decepcionado ou decepcionada, envergonhado ou envergonhada. Experimente fazer de Deus o primeiro em sua vida e agir como orienta a Sua Palavra, com o perdão, entendimento, compreensão, aceitação, carinho e amor. Assim, em vez de submergir, certamente, verá a sua vida progredir sob todos os aspectos.

Bispo Rômulo Panceiro.

E eu completo: Deus faz de você um gigante, acredite Nele, nas oportunidades, e no que Ele quer te mostrar.
Cultive o jardim do amor.
Cultive o amor no outro.
O amor é uma opção e uma ação, não uma espera.

Adaptação e comentário: Fabiano Simões

                                                                                                                  


Dia de Louvor


Olá amigos, dia 25 de setembro tem mais um show nosso. Dessa vez será no estacionamento da Igreja Divino Espírito Santo no bairro do Jardim das Margaridas, Salvador/BA.
Vai ser um dia inteiro de Louvor, Oração, Pregação e muita música, iram se apresentar também as bandas GDES, Partir do Alto e Rejane Almeida.
O evento começara as 10:00h e vai até as 17:00h, comemoraremos também 2 anos da Estrada Iluminada e contamos e aguardamos todos você por lá.
Um abraço e fiquem com Deus.


                                                                                                                  


 Bênção dos Calouros



Olá pessoal, dia 26/03/11 vai acontecer um evento chamado Bênção dos Calouros com Música, Teatro, Debates, Oração, tudo sem trote. Será no ginásio de esportes da UCSal no bairro da Federação em Salvador/BA com entrada franca.

O evento é uma realização da Arquidiocese de São Salvador e da PU (Pastoral Universitária) com o apoio da UCSal.

E nós estaresmos fazendo o show por lá.



Aguardamos vocês,



Banda Estrada Iluminada

                                                                                                                  

Destaque na categoria Pop Rock em 2010.


 

Agradecemos a todos que fizeram parte da nossa história em 2010 e nos ajudaram a ganhar esse pêmio.
Lembrando que Deus é quem nos move, inspira e orienta.
Contamos com vocês em 2011 novamente.
Nosso muito obrigado,
Banda Estrada Iluminada.





                                                                                                                  



Papa nomeia novo Arcebispo-primaz do Brasil
Leonardo Meira
Da Redação, com informações da CNBB e Rádio Vaticano

CNBB
Papa e novo Arcebispo-primaz do Brasil, Dom Murilo
O Santo Padre nomeou como novo Arcebispo de Salvador (BA) Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, 67 anos, até então Arcebispo de Florianópolis. A posse está marcada para 25 de março.
Dom Krieger recebe também o título de primaz do Brasil, já que se torna responsável pela primeira diocese criada no país. Ele sucede o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, 77 anos, que teve sua renúncia aceita por Bento XVI devido ao limite de idade (75 anos), conforme prevê o Código de Direito Canônico, cânon 401.
Dom Murilo Krieger
Dom Murilo Krieger nasceu em Brusque (SC), em 19 de setembro de 1943. Foi ordenado presbítero em 1969 e sua nomeação episcopal aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1985. Ele é Arcebispo de Florianópolis desde fevereiro de 2002.
Nos estudos, o novo Arcebispo de Salvador fez filosofia em Brusque, teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP); especialização em espiritualidade em Roma [Itália] e letras, na Faculdade Anchieta de São Paulo (SP).
Como bispo, Dom Murilo foi auxiliar de Florianópolis (1985 – 1991); Bispo de Ponta Grossa (PR) (1991 – 1997); presidente do Regional Sul 2 (Paraná) em (1995 – 1999); e (1999 – 2002); Arcebispo de Maringá (PR) (1997 – 2002); presidente do Regional Sul 4 (Santa Catarina) de (2007 – 2011).
Dez livros já foram publicados por Dom Murilo, entre eles, Deixa meu povo ir (Paulus); O primeiro, o último, o único Natal (Loyola); Com Maria, a mãe de Jesus (Paulinas).
Seu lema episcopal é “Deus é amor”.
Cardeal Geraldo Majella
Dom Geraldo Majella nasceu em 1933, em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em 1957 e nomeado bispo em 1978, ambas em São Paulo.
Dom Geraldo foi Bispo de Toledo (PR); Arcebispo de Londrina (PR); presidente da Comissão Litúrgica da CNBB; secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em Roma; vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná); segundo vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); membro do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes e presidente da CNBB de 2003 a 2007.
Após 54 anos de vida religiosa, Dom Geraldo deixa inúmeros livros, artigos e teses publicados, como o “Liturgia, Serviço Cultural do Povo de Deus”; "Pastoral dos Sacramentos” e "Os Sacramentos e os Ministérios de Santo Ambrósio".
Seu lema episcopal é “A caridade com a fé”.
Dados Históricos da Arquidiocese
A Diocese de São Salvador da Bahia foi criada em 25 de fevereiro de 1551 pelo Papa Júlio III. Por ser a primeira diocese criada no Brasil - mais tarde elevada à Arquidiocese -, tem o título de Arquidiocese Primaz do Brasil. Foi o Papa Inocêncio XI quem elevou-a a Arquidiocese, em 16 de novembro de 1676.
O primeiro Bispo foi Dom Pedro Fernando Sardinha (1552-1556). Enquanto Diocese, São Salvador da Bahia teve 8 bispos. Desde que se tornou Arquidiocese, já teve 26 Arcebispos. Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, 27º Arcebispo, sucederá ao Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo (1999-2011).
Superfície: 2.718km2
População: 3.247.278 habitantes
Católicos: 2.208.149
Paróquias: 106
Sacerdotes: 175
Seminaristas: 49
Religiosos: 208
Religiosas: 624
Título da Catedral: Catedral Metropolitana Basílica Primacial de São Salvador – Transfiguração do Senhor (1549)
Municípios (15) que pertencem à Arquidiocese: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Itaparica, Lauro de Freitas, Maragogipe, Muritiba, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu, Saubara e Vera Cruz.
Fonte site Canção Nova: www.cancaonova.com/noticia


                                                                                                                   


                                                              Você Crê em Deus   ?                                                                                                                                                                                                   
Eu Creio! Eu vejo e sinto o amanhã em Deus. A paz e o amor que vem do meu Senhor, só eu sei em mim, a delícia que é... Por isso eu creio em Deus. Eu vi e vejo a mão de Deus sobre mim nas suas providência e benção. Mesmo que não seja do meu jeito... Na dor me espera, eu vejo e sigo...Eu não mereço, mas eu quero Senhor estar envolvida com tuas coisas. Com os outros. A Banda Estrada Iluminada, eu desejo. Desejem a Deus, seguros na paciência já volvida com Ele. Mesmo na espera que dói, nas que nos trás a necessária humildade. Criam em Deus e não se deixem vacilar. Na escuta, na estrada...  Creiam em Deus.


Carla Fernandes Pimentel Caissuti
(Intercessora da Banda Estrada Iluminada)



                                                                                                                  


25 comparações: Jesus Cristo X Papai Noel


Quando comparamos atentamente o mito do Papai Noel com a história bíblica real de Jesus Cristo, vemos a realidade chocante que Satanás suplantou Jesus Cristo na vida de muitas pessoas.
Os autores da Nova Era afirmam repetidamente que o chefe supremo do Logos Planetário — o principal líder deles — chama-se Sanat Kumara. O espírito-guia da autora de Nova Era Alice Bailey, Mestre D. K., define Sanat Kumara como “a vida e a inteligência reveladora que está no nosso planeta.” [The Externalization of the Hierarchy (A Exteriorização da Hierarquia), Alice A. Bailey, pg 676].
Mais tarde, Sanat Kumara é identificado por outro título, O Senhor do Mundo [pg 735]. Logicamente, esse é o sinônimo de um dos títulos bíblicos de Satanás. Em João 12:31, 14:30 e 16:11, Jesus chamou Satanás de “príncipe deste mundo“. Assim, não pode haver dúvida que Sanat, o líder supremo, a quem os aderentes da Nova Era chamam de “Senhor do Mundo“, não é ninguém menos que Satanás, chamado por Jesus de “príncipe deste mundo”.
Sanat é simplesmente uma transliteração do nome “Satan” [Satã]. Portanto, Sanat é Satanás. Não pode haver dúvida, especialmente quando você percebe que o plano para produzir a Nova Ordem Mundial de Sanat é idêntico à descrição bíblica sobre como Satanás vai atuar no fim dos tempos.
Permita-me apresentar-lhe outra transliteração da palavra Satan:
Em inglês, o nome é Santa Claus, em português, Papai Noel.
Antes que você reaja sem pensar, separe alguns minutos para ler esta comparação entre os ensinos bíblicos de Jesus Cristo e os ensinos místicos do Papai Noel.
Muitos pastores lamentam o fato de que o Papai Noel substituiu Jesus Cristo no coração e na mente de muitas crianças e adultos no nosso país atualmente. Quando você ler esta comparação, compreenderá que essa substituição no coração e na mente das pessoas não é acidental. Verá que Satanás, o mestre das marionetes, está puxando as cordinhas do mundo, levando os adultos e as crianças para longe de Jesus Cristo e em direção ao Papai Noel, que é o epítome do amor ao mundo e a tudo o que nele há.
Jesus Cristo
Nosso Senhor e Salvador de Acordo com a Bíblia
Papai Noel
A Falsificação de Acordo com o Mito Humano
1.Tem os cabelos brancos como a lã [Apocalipse 1:14]
1. Tem os cabelos brancos como a lã
2. Tem barba [Isaías 50:6]
2. Tem barba
3. Veste um manto vermelho [Apocalipse 19:13]
3. Veste-se de vermelho
4. A hora da sua vinda é surpresa [Lucas 12:40; Marcos 13:33]
4. A hora da sua vinda é surpresa
5. Vem do norte, onde vive [Ezequiel 1:4; Salmos 48:2]
5. Vem do Pólo Norte, onde vive
6. Trabalhou como carpinteiro [Marcos 6:3]
6. Fabrica brinquedos de madeira
7. Vem como o ladrão de noite [Mateus 24:43-44]
7. Vem como o ladrão de noite; entra na casa como um ladrão
8. Onipotente — o Todo-poderoso [Apocalipse 19:6]
8. Onipotente — pode entregar todos os brinquedos no mundo inteiro em uma só noite
9. Onisciente — conhece todas as coisas [Hebreus 4:13; 1 João 3:20]
9. Onisciente — sabe se a criança foi boa ou má o ano todo
10. Onipresente [Salmos 139:7-10; Efésios 4:6; João 3:13]
10. Onipresente — vê quando a criança está acordada ou dormindo. Precisa estar em toda a parte ao mesmo tempo para entregar todos os presentes em todo o mundo na mesma noite
11. Vive para todo o sempre [Apocalipse 1:8; 21:6]
11. Vive para sempre
12. Vive naqueles que o receberam [1Coríntios 3:16; 2Coríntios 6:16-17]
12. Vive no coração das crianças
13. Distribui dons [Efésios 4:8]
13. Distribui presentes
14. É a verdade absoluta [João 14:6]
14. Fábula absoluta [1 Timóteo 1:4; 4:7; 2 Timóteo 4:4]
15. Senta-se em um trono [Apocalipse 5:1; Hebreus 1:8]
15. Senta-se em um trono
16. Somos exortados a nos achegar ao seu trono de graça e a expor nossas necessidades a ele [Hebreus 4:16]
16. As crianças são convidadas a se aproximarem do seu trono e a pedir tudo o que quiserem
17. Um de seus mandamentos é que os filhos honrem aos pais
17. Diz às crianças para obedecerem aos pais
18. Convida as crianças a irem a ele [Marcos 10:14]
18. Convida as crianças a irem a ele
19. Julga [Romanos 14:10; Mateus 25:31-46]
19. Julga se a criança foi boa ou má
20. Pai da Eternidade [Isaías 9:6]
20. Papai Noel (Pai do Natal)
21. Menino Jesus [Mateus 1:23; Lucas 2:11-12]
21. Kris Kringle (significa Menino Cristo)
22. Digno de receber orações e adoração [Apocalipse 5:12-14; Hebreus 1:6]
22. As crianças adoram e rezam a São Nicolau
23. Senhor dos Exércitos [Malaquias 3:5; Isaías 8:13; Salmos 24:10]
23. Senhor de um exército de elfos (na tradição druídica, os elfos eram demônios ou espíritos das árvores)
24. Deus diz, “Eh! Eh!… [Zacarias 2:6]
24. O Papai Noel diz “Ho, ho, ho…”
25. Príncipe da Paz, a Imagem de Deus [Isaías 9:6; Hebreus 1:3];
25. Símbolo da Paz Mundial, a imagem do período do Natal
Nota: Esta comparação foi tirada de The Good Newsletter, de Former Catholics for Christ, out/nov/dez 1997.
Pode-se ver claramente que alguém criou uma falsificação secular de Jesus Cristo, colocando muitos de seus atributos no Papai Noel! Existem tantos pontos em comum, que é impossível que essa criação tenha sido acidental. Em Jó 1:6-7, vemos que Satanás passeia pela Terra como se ela fosse o terreno de um jardim, totalmente sob seu controle. Certamente, nestes dias finais, ele quer ter alguém que desvie a atenção, a admiração e o amor das crianças de Jesus Cristo.
Mas, não somente isso, também quer contaminar as crianças desde cedo com a mais devastadora das doenças espirituais, o amor aos bens materiais e o amor a si mesmo, que acompanham o desejo de receber o maior número possível de presentes! A criação e a promoção do Papai Noel certamente cumprem todos esses objetivos.
Lembre-se que uma das profecias de Jesus Cristo sobre o fim dos tempos é que o coração das pessoas estará extremamente frio com relação a ele.
“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.” Mateus 24:12.
Certamente, as crianças aprendem a ir à fonte errada para receber presentes, são encorajadas a se comportar bem durante o ano pelas razões erradas, e aprendem a amar os bens materiais, em vez de amar a Deus sobre todas as coisas. Isso nos faz lembrar de outra profecia bíblica:
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.” 2 Timóteo 3:1-4.
Essa profecia não descreve exatamente como está nossa sociedade nos dias atuais? As crianças estão aprendendo desde cedo a amar os bens materiais, a tentar obter o maior número possível de brinquedos, e a amar a si mesmas, tudo como conseqüência de acreditar nesse mito pagão do Papai Noel.
Pedimos que você receba essas informações com amor, como elas foram dadas. Você certamente não deve ensinar aos seus filhos o mito do Papai Noel.
Ensine que Jesus Cristo é a razão do Natal. Não há nada de errado em dar e receber presentes, mas faça as crianças compreender que é muito melhor dar do que receber. Além disso, mostre-lhes que Jesus Cristo nos deu o maior presente de todos, o dom da vida eterna!
Quando você compreender o modo deliberado como o mito do Papai Noel foi criado, como uma falsa imitação de Jesus Cristo, poderá ver que as crianças podem ser facilmente desviadas espiritualmente crendo e participando nessa história. Mantenha o foco em Cristo para seus filhos.


Material fornecido pelo Pe. Ozório Capela Nossa Senhora do Loreto (Igreja Santo Expedito, Itapuã, Salvador, BA)



                                                                                                                  


QUE TIPO DE MUSICA COMPOR ?

Os compositores são pessoas que têm uma missão de traduzir em canções a própria vida. Na história da Música, diversos autores retrataram o dia-a-dia, os costumes, o modo de viver, os acontecimentos do seu tempo e da sua sociedade. O poeta é aquele que vê o que todos vêem, mas de maneira diferente. Os seus olhos conseguem enxergar além dos problemas, dos fatos, da história.
Quem compõe letras e melodias (assim como todo e qualquer artista, na especificidade de sua arte) é responsável pela expressão de um povo, de uma cultura. É um cronista do seu tempo. Daí a responsabilidade de quem se dispõe a transformar suas experiências em canções que vão embalar as experiências de vida de outras pessoas.
Ao longo da história do Brasil, a Música Popular Brasileira exerceu uma função contestadora e produtora de uma nova mentalidade. Durante o período da Ditadura Militar, por exemplo, muitos compositores, em meio às investigações do Dops e à ação da censura, conseguiam despistar os censores. Através da poesia e da melodia, denunciavam a tirania dos militares, utilizando-se de linguagem simbólica.
Na história do povo de Deus, os salmistas também conseguiam traduzir as dores e esperanças pessoais e comunitárias, denunciar injustiças e elevar clamores ao Criador através do texto musicado. As Sagradas Escrituras contam que o canto de Davi (a quem são atribuídas as composições de diversos salmos) acalmava a alma do rei Saul.
Observando essas duas características, dá para se ter uma idéia da tamanha responsabilidade que o compositor cristão tem diante do seu ministério e da sua Igreja. Não é apenas uma responsabilidade de quem expressa seus sentimentos ou experiências, mas de quem expressa, em suas canções, o que Deus quer falar para o seu povo. O compositor católico precisa estar muito atento ao que o Senhor suscita e transformar isso em poema e melodia, permanecendo fiel à essência da mensagem divina. Por isso, quem se propõe a compor precisar ter diversos cuidados para que a sua música, ao invés de aproximar, não afaste as pessoas da condução de Deus.
Um primeiro cuidado que o compositor precisa ter é estar bem informado a respeito da opinião da Igreja sobre os assuntos em discussão na sociedade, conhecer a doutrina, prestar atenção nos pronunciamentos do Papa, enfim, é preciso estar atento para que as letras expressem aquilo que realmente é a realidade da Igreja. É preciso ter muito cuidado para não produzir letras vazias, que não dizem nada, que dizem da mesma maneira que muitos outros já disseram ou que fogem dos ensinamentos da Igreja Católica.
Claro que há espaço para músicas de animação, de dinâmica, mas penso que o compositor deve, mesmo na mais simples das canções, dizer algo que faça as pessoas pararem para refletir sobre suas vidas. Nossas letras têm sempre que trazer uma frase, uma palavra, que leve o homem a se questionar, a cair em si e, assim como o filho pródigo da parábola, tomar uma decisão. A música precisa trazer, de forma inteligente e cativante, a novidade e, principalmente, a verdade do Evangelho.
Considerando que os ministros de música precisam ser antes de tudo profetas, as canções que são interpretadas por esses ministérios também devem ser proféticas. Daí vem uma segunda preocupação que todo compositor cristão deve ter: estar em constante estado de oração e adoração.
Não há como saber o que Deus quer falar para o seu povo sem estar com o Senhor. Não há como colocar a inteligência e a sensibilidade artística a serviço dele sem submeter-lhe toda a vida. Quem ora, compõe! Quem vive as experiências da vida, colhendo os ensinamentos de Deus, tem matéria prima abundante para suas composições. Sem isso, a pessoa pode até juntar palavras bonitas e colocar ritmos e melodias interessantes, mas suas músicas serão repetitivas, porque o novo surge a cada dia, mas é preciso estar mergulhado em Deus para encontrá-lo.
No meio secular, nós vemos músicas e músicas. Algumas são tão profundas que perpassam gerações e nunca deixam de cumprir a sua missão de mover o coração humano para uma atitude interior (e por vezes exterior) diante da vida. Porém, temos visto também o surgimento de algumas músicas vazias, imbecilizantes, feitas só para agradar interesses imediatos, cujas letras não dizem nada. Essas canções (se é que podem ser chamadas assim) são geralmente repetitivas, e de fácil assimilação, justamente para atender aos interesses do mercado. Esse é um risco que a música católica e cristã, de um modo geral, corre quando enxerga a produção de CDs e o lançamento de novos cantores e bandas apenas como uma segmentação de mercado, um negócio, e não como um chamado de Deus.
Mas uma música que fala de Deus pode ser imbecilizante? Pode. Se ela privilegiar apenas o consumo, em detrimento da sua função maior, que é ser profética, e se não levar as pessoas a questionarem a sua vida de fé.
Esse risco não está, necessariamente, relacionado à diversidade de ritmos e estilos musicais. Qualquer ritmo é bem-vindo, desde que traduza a linguagem e a expressão de Deus para com o seu povo, leve os homens a celebrar a presença do Senhor em suas vidas e, como diz Santo Agostinho, os faça orar duas vezes.
A música é viva e produz fruto quando ela expressa a nossa intimidade pessoal com Cristo, quando ela surge de uma fé vivida no dia-a-dia, no trabalho, na família, na vivência paroquial, na experiência concreta do Deus Conosco. Precisamos de letras e melodias que, de forma criativa, nos façam pensar, alegrem o nosso coração, nos encham de esperança, nos catequizem, nos evangelizem, nos formem, nos informem, suscitem o desejo pela oração, elevem a nossa alma ao coração de Deus.

                                                                                                                  


A MUSICA CATÓLIA NÃO É PARA FAZER SUCESSO !
O músico exerce uma função importante na liturgia e também nos momentos de louvor. O que precisa estar muito presente no coração dele é a dinâmica da espiritualidade. A espiritualidade do músico católico deve ser voltada para a experiência católica. Um exemplo: um músico católico que não vai à Missa, deixa de ser um músico católico, porque ela é o auge da espiritualidade católica. Outra coisa que precisa ficar presente na espiritualidade do músico católico é a Adoração Eucarística, buscar Jesus na Eucaristia e todas as suas vertentes, como a intimidade com a Palavra de Deus.Você, músico, conhece muito bem as fontes de inspiração. Quando a música brota da Palavra de Deus, ela tem uma eficácia sobrenatural, basta você musicar a Palavra pela inspiração, buscar a harmonia no coração de Deus e você vai ver como a música "pega". A Bíblia em si já traz vida, libertação e cura. Precisamos fazer uma experiência com a Palavra de Deus.Algo importante também é a intimidade com o Espírito Santo, porque – em minha opinião, e creio que não seja só em minha opinião – isso é obra de Deus, pois a inspiração da música católica precisa vir do Espírito Santo. Nós também não precisamos consultar harmonias da música secular para colocar na música católica. Pois, assim, perde em unção, perde em eficácia, porque o Espírito Santo é a criatividade por excelência. É Ele quem dá a criatividade, então, não há necessidade de buscá-la em outras fontes.Há uma passagem do profeta Jeremias que diz: "Os grandes da cidade enviaram os servos à procura de água. Encaminham-se estes às cisternas; água, porém, não encontram, e voltam com os recipientes vazios, envergonhados, confundidos, cobertas as cabeças" (Jer 14,3). O povo estava deixando as águas puras para buscar água em cisternas vazias.Isso é muito importante para que tenhamos consciência. Não deixe a "água pura", a fonte da Palavra, da Eucaristia, da experiência dos santos, do relacionamento pessoal com a Virgem Maria. Tudo isso é fonte de inspiração. Não busque em "cisternas" vazias! Deus fala a nós nessa Palavra e nos indica o caminho a seguir.A música, então, precisa brotar da oração e não de um acorde secular. O acorde é Deus quem vai dar. Conheço muitos músicos e, partilhando com eles sobre o nascimento de uma música, sei que ela vem de um momento de oração e Adoração Eucarística. A música católica não é feita para fazer sucesso. O sucesso que Deus quer são almas salvas, vidas transformadas, pessoas curadas! E a música tem este poder. Assim como tem o poder de fazer uma pessoa se embriagar, se drogar – como vemos, por exemplo, nas festas rave – ela tem o poder de transformar uma vida. Nós precisamos "virar a mesa", virar o jogo e apresentar uma música pura, que vem do Céu e transforma vidas.Que Deus abençoe você e que Ele próprio o inspire. Não busque fora de Deus, porque só Ele tem a inspiração para o novo da sua canção.

Padre Roger Luis da Silva
Comunidade Canção Nova



                                                                                                                  


Momento Poesia

A LUZ DE DEUS
(A luz que eu preciso)
Existe uma luz que nos atinge
De forma precisa
Na justa medida
Das nossas vidas.

Tem o calor do fogo
Tem a paz das calmarias
É conhecida pelo sol em cada amanhecer
É reconhecida pela lua no anoitecer
É a luz da vida.

Está pelas cidades
Em todos os lugares
Dentro dos lares
Na forma de energia
Irradia o calor humano
Aquecendo o coração.

Transforma a tristeza
Multiplica a alegria
Colore a felicidade
Numa cor nunca vista
Na paleta das cores dos homens.

Sua luz é imensidão no mundo
É o amor vivo nos corações
Das pessoas que vivem dessa luz
Santa vida iluminada
Brilho intenso na nossa caminhada
Vem pela palavra sob forma de oração.

A luz que eu preciso
Para viver em comunhão
Com Cristo e com Deus
Na minha vida
De pecado e ilusão
Vejo habitar no meu interior
A iluminação sagrada
Transformadora do mal em bem
E isso é o bastante!
.
Leon Danon, 2010




                                                                                                                   




SUSTENTABILIDADE CONSCIENTE SALVA O NOSSO PLANETA

Nós da banda somos a favor da educação ambiental, pois é através dela que chegaremos à sustentabilidade do planeta. De nada vale falarmos da sua degradação, se os nossos procedimentos levam ao seu fim.
O homem que o protege e o mesmo que tira dele suas riquezas e por isso, existem muito desequilíbrio na natureza. Chuvas fora do período de inverno, calor sem ser na época do verão, queimadas e desmatamentos.
O homem mal é nocivo a vida do planeta. Faz-se necessário mudarmos a sua consciência e alertamos para um futuro nada promissor, com desequilíbrios constantes em decorrência de suas ações destruidoras de vidas minerais, orgânicas e biológicas. Pelo mundo são chamados de indústrias e latifundiários, que fazem o progresso do país pela poluição e pela devastação ambiental. Pra que tanta ganância se o grande mal atinge a todos!
O bom homem, aquele que além de proteger também avisa para as grandes catástrofes ambientais. Devemos aumentar esse contingente de indivíduos responsáveis pelo que ainda resta da natureza. Vamos fazer parte desse grupo para evitar que a Terra seja num futuro bem próximo, um lugar sem solução para o meio-ambiente.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Existe nessa questão ambiental uma “sujeira debaixo do tapete” que é produzida pela população e seu desperdício no seu dia-a-dia. Este pode ser considerado um mal menor (comparado a desmatamento) mas que leva a inacreditável situação de calamidade pública. Vejamos:
Quem polui lugares públicos com seu lixo, quem deixa a luz sempre acesa ou a televisão ligada com sala vazia, esquece de fechar a torneira, toma banho demorado e etc. Esse cidadão precisa urgentemente de uma educação ambiental que possa levá-lo a triste e cruel realidade de sua contribuição ao desequilíbrio que hoje estamos e nos afeta de modo intenso, quando vemos pela televisão uma chuva que arrasa, desabriga e mata!
.
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
.
Há algum tempo convivemos com inundações, desabamentos e mortes na nossa maravilhosa cidade de São Salvador e municípios vizinhos.
O governo tem culpa? (tem), por permitir que áreas sejam ocupadas, por não resolver problemas de saneamento básico e por não criar e colocar em pratica políticas de educação ambiental.
A população tem culpa? (tem), porque é muito fácil dizer “a natureza esta se vingando”. E o que você faz para minimizar os impactos causados ao meio ambiente?
Quantas latinhas de refrigerantes ou cervejas você já descartou na rua ou na praia?
Quantas vezes você já jogou uma baga de cigarro no chão, um papel no chão, quantas vezes jogou um coco na areia da praia, uma tampinha de garrafa na rua, pela janela de casa, um papel pela janela do carro, quantas vezes você já disfarçou para jogar um resíduo qualquer em um local sem que ninguém veja (você esta enganando a você mesmo) quantos sacos plásticos você precisa usar?
Por que não fechar a torneira quando escovar os dentes, passar sabão na mão ou no banho, quando fazer a barba, por que deixar aquela luz ligada sem precisar, o ventilador ligado sem ninguém usando, tomar banho quente com a TV ligada, passar ferro com a TV ligada?
Cuidar do meio ambiente é muito mais que plantar árvores.
Tudo isso parece ser bobagem né? Um discurso ambientalista bobo né?
Mas é sua vida que esta em jogo, não adianta culpar, acusar os governantes, a mudança esta primeira em nós, é claro que muita gente mora em área de risco não por querer, mas sim por necessidade. Mas foi certo construir em cima de um lixão?
Precisamos repensar nossas atitudes e comportamentos, é possível sim um desenvolvimento sustentável, existem varias ONGs e instituições preocupadas e dispostas a ensinar sobre educação ambiental e cidadania, e são de fácil acesso a internet esta aí para mostrar muita coisa útil, a internet não é só MSN, Orkut, etc.
No artigo 225 da constituição federal de 1988, diz que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder publico e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Tudo que ocorrer com a Terra, ocorrerá com os filhos da Terra. A Terra não pertence ao homem, o homem pertence à Terra.
A mudança para um Mundo melhor começa com nossas mudanças de atitudes.
Apesar da cidade não estar preparada para esse grande volume de chuva que vem acontecendo, nós temos uma parcela de responsabilidade para o acontecimento de certos fenômenos e situações que passamos. Quando contribuímos com o desmatamento, com o acumulo de lixo nas ruas que ocasiona o entupimento de bueiros (boca de lobo), entre outras coisas.
O século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos, a temperatura da Terra aumentou cerca de 0,6°C, caso continue neste ritmo dentro dos próximos 100 anos a temperatura média do planeta Terra poderá aumentar até 2°C.
Parece ser pouco né? Mas não é.
Durante anos a ganância e a vontade política contribuíram intensamente para isso, o crescimento desordenado e não sustentável nos levou às condições que vivemos hoje.
As queimadas, inundações e o derretimento das geleiras constituem num conjunto de consequências que está ligado ao aquecimento global.
Antes alguns governantes achavam que não se podia proteger o meio ambiente porque impediria o desenvolvimento, estavam completamente enganados e hoje temos a certeza disso.
Quanto mais geramos gás carbônico (CO2) maior fica a temperatura da Terra, porque o CO2 fica retido na fina camada atmosférica. Nós somos os terroristas da vida no Planeta, cada um de nós traz responsabilidade pelo aquecimento global (consciente ou inconscientemente), mas podemos reverter este cenário com iniciativas pessoais.
.
Entendendo um pouco o efeito estufa:
O efeito estufa é a reprodução em escala planetária, do fenômeno de aquecimento que ocorre, por exemplo, quando se deixa um carro fechado sob o Sol. A Luz atravessa os vidros fechados, aquece o interior do veículo, mas o calor não consegue escapar, porque os vidros refletem os raios infravermelhos. Disso resulta uma significativa elevação de temperatura.
Na atmosfera terrestre, o gás carbônico, o CFC, o óxido de nitrogênio e o metano, cumprem o papel do vidro do automóvel. Assim uma parte do calor retido volta à superfície e outra permanece na atmosfera, desregulando a balança térmica planetária.
.
Você sabe quanto tempo o lixo leva, em média, para se decompor?
.
Papel = 3 meses.
Palito de fósforo = 6 meses.
Ponta de cigarro = 1 a 2 anos.
Chiclete = 5 anos.
Lata = 10 anos.
Sacos plástico = 30 a 40 anos.
Garrafa de plástico = mais de 100 anos.
Latinha de cerveja = 200 anos.
Tecido = de 100 a 400 anos.
Fralda descartável = 600 anos.
Vidro = mais de 4000anos.
.
Como identificar os coletores para cada resíduo:
.
AZUL – Papel/Papelão
VERMELHO – Plástico.
VERDE – Vidro.
AMARELO – Metal.
PRETO – Madeira.
LARANJA – Resíduos Perigosos.
BRANCO – Resíduos Ambulatoriais e de Serviço de Saúde.
ROXO – Resíduo Radioativo.
MARRON – Resíduo Orgânico.
CINZA – Resíduo Geral, Não Reciclável, ou Misturado, ou Contaminado não passível de separação.

.
Fabiano Simões Santos, Técnico em Meio Ambiente
(Também Guitarrista da Banda)



                                                                                                                  


A Banda Estrada Iluminada na Radio Excelsior am840



Toda banda que se preza, gosta de ver seu trabalho reconhecido e nossa banda, já está sendo requisitada a cantar para um público, muito importante, o grande público de rádio.
Uma banda quando aparece em rádio, seus horizontes ganham uma outra proporção e a visibilidade é imensa.
A banda está muito feliz e agradecida pela a oportunidade dada pela Rádio Excelsior. É sinal que nosso trabalho está no caminho certo, ou melhor, numa estrada iluminada.
Ao seguidores e visitantes:
Fiquem ligado na rádio, pois a Banda Estrada Iluminada estará na programação.
Ouvido colado no radinho...

   http://www.am840.com.br/index.html 


Banda



                                                                                                                  





                                                         DIZ O DITADO: “Deus ajuda a quem madruga”
É o caminho da Banda Estrada Iluminado neste momento. Primeiro, fazendo boas participações com sua música em igrejas, como é o caso da Igreja Santo Expedito em Piatã (orla de Salvador, na Bahia), depois foi convidada para se apresentar na Radio Excelsior, para mostrar o valor que tem uma banda católica, ao ter a felicidade de levar as boas novas através de canções que falam do amor de Cristo.
Recentemente a Banda foi reconhecida pelo seu trabalho realizado pelas suas canções e está com pouco da sua história, no    blog da Paróquia Santa Rosa de Lima, Costa Azul (em Salvador/Bahia). Faça uma visita para conhecer mais uma novidade na fé em Deus, pelo link:
.
Quem for visitar o blog notará que podemos transformar vidas, mudando de conceitos, atitudes e valores. Valores estes, que mudará a cara do mundo sem as máscaras, tais como: da violência, do medo das pessoas (qualquer estranho ao nosso redor é perigo) e principalmente da falta do amor em Cristo, que realiza milagres sem precedentes em nossas vidas.
Por isso, esse ditado “Deus ajuda a quem madruga” é a prova maior que o brilho que banda espalha pelo caminho, nada mais é a presença de Cristo que chama pela Luz todos nós.
.
.
A Banda 



                                                                                                                 
 

                       Músico na Igreja

Infelizmente, observa-se, no meio musical certo preconceito relacionado aos músicos que tocam em nossas Igrejas, principalmente em se tratando de Igreja Católica. Basta observar que quando um músico católico tem a graça de se apresentar num palco decente com uma infra-estrutura adequada, os primeiros a desvalorizarem o seu trabalho, normalmente, são responsáveis pelo som que nem sempre dão a mesma atenção que dão aos músicos seculares.
Nos Ministério de Música temos músicos profissionais que agora se dedicam à Igreja e já tivemos que ouvir algumas vezes frases do tipo “quando me disseram que era da Igreja não sabia que seria tudo isso, por isso não trouxe todo o meu equipamento” ou então: “nunca vi uma banda de Igreja tocando de forma tão profissional assim”.
O documento 79 da CNBB, lançado em 2004, em seu parágrafo 23 revela o que talvez seja um dos principais motivos dessa realidade. Esse documento é resultado de mais de 4 anos de estudo e observação das nossas igrejas e mostra, sob a ótica dos Bispos do Brasil, o que a Igreja tem feito de bom, de ruim e quais as recomendações com relação à música litúrgica para a nossa Igreja.
Veja o que diz o documento:
“23. Observa-se, aqui e acolá, um recíproco distanciamento entre músicos dotados de uma arte musical mais elaborada e a experiência comunitária da fé. De um lado, nem sempre os músicos de mais aprimorada cultura musical se entrosam e se identificam com a experiência celebrativa das comunidades. Do outro, nem sempre as comunidades se preocupam em melhorar seu desempenho musical e beneficiar-se da colaboração de músicos competentes. Tanto as pessoas que se ocupam do canto nas comunidades precisariam ser incentivadas a aprimorar sua formação litúrgica e musical, quanto os músicos profissionais precisariam receber uma formação cristã e litúrgica.”
Algumas vezes, as nossas paróquias não sabem tratar essa questão ou nem sequer se preocupam em tratá-la. Com isso, normalmente ocorre uma das duas coisas: o músico se desestimula e acaba desistindo de tocar na Igreja ou ele insiste em tocar na liturgia da maneira que ele acha certo, desafiando, muitas vezes, as autoridades constituídas, tornando-se uma grande dor de cabeça para o pároco.
O músico profissional que procura tocar na Igreja normalmente o faz não porque quer simplesmente tocar e se divertir. Ele já tem isso no meio secular. Ele normalmente procura tocar na Igreja porque se sente no desejo de servir a Deus com o seu dom ou de ajudar a comunidade que tem dificuldades de conseguir músicos ou algo do gênero.
É preciso que a comunidade aproveite essa pré-disposição de serviço do músico e dê a ele aquilo que está procurando: um sentido para o seu ministério. A formação litúrgica dá ao músico profissional um sentido que vai muito além do que ele imaginava para estar na Igreja tocando e isso fará com que ele releve muito mais as coisas e persevere na sua missão.
Por outro lado, existem músicos amadores e aqueles que procuram ser músicos. A comunidade pode e deve, de acordo com a CNBB, proporcionar condições para que essas pessoas desenvolvam seu dom e toquem e cantem de maneira profissional. É preciso investir naqueles que investem o seu tempo para animar as celebrações para que isso seja feito com amor e qualidade.
.
Santa Cecília rogai por nós!
.
Adaptação: Fabiano Simões

                                                                                                                                                    

                              
                                   CONVITE:
 
Contamos com os visitante da terrinha (Salvador/Bahia) a ter o prazer de nos vê PARTICIPAR (estaremos tocando nossa música) no 2º FESTIVAL DE TALENTOS
da Paróquia Nossa Senhora da Esperança no Stiep, no dia 14/08/2010 (um sábado), às 16:00 horas.



CONTAMOS COM TODOS VOCÊS!!!





Há certas coisas que Deus comprova que estamos no caminho certo e não poderia ser diferente, quando o que fazemos é do seu agrado. A banda vem desenvolvendo um trabalho dentro da música católica muito interessante: O de levar para o público uma mensagem de fé e esperança, mesmo a vida estando do jeito que está cercada de violência, insegurança e muito medo. A nossa música propõe que devemos ser fortes na crença das palavras e dos ensinamentos deixados por Cristo. A beleza de segui-lo vem justamente dessa transformação, tão necessária a nossa vida!
Apesar de pouco tempo na estrada (somos verde e ainda temos muito o que aprender) acreditamos que a Banda Estrada Iluminada leva ao católico a positividade em Cristo, pois sem Ele a coisa se torna difícil. O nosso reconhecimento no meio musical católico é fruto de muita dedicação em fazer um trabalho de qualidade e de canções, que façam refletir sobre qual caminho a seguir. Um caminho iluminado e brilhante, onde o sol é o sinal que Deus interage com a gente em todos os momentos.
Nossa participação na Rádio AM Excelsior da Bahia é o reconhecimento que toda banda precisa para alçar novos vôos. É gratificante saber que pela nossa música estamos conseguindo passar nosso sentimento de forma tão intensa, a ponto de já termos um público fiel ao nosso estilo musical. Outra coisa que aconteceu de bom, foi que com isso abriu muitas portas e uma delas, foi conhecer a Paróquia Santa Rosa de Lima, no Costa Azul, para trocarmos nossas experiências. Somente assim, podemos saber o que acontece em outras comunidades que também faz evangelização por música.
Recentemente estivemos num festival de música –  2º FESTIVAL DE TALENTOS da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Stiep, no dia 14/08 e ganhamos em 1º lugar no quesito música com a música “Eu creio em Deus”.

Assistam o clipe da música vencedora!
Estamos felizes e satisfeitos com toda essa novidade e vitória dada por Deus em nossas vidas (pessoal e de banda). É a certeza de quem com Ele anda jamais perderá seu tempo...

2 comentários:

  1. BIBLIAS MUNDOS SALVAÇAO DEUS


    sao paulo 30 de novembro de 2012 brasil



    ola


    (SURDO MUDO)

    EU MEU GRANDE UM FORTE ABRAÇO SAUDE DEUS VOCE LEMBRA OBRIGADO AMIGO


    JOAO BATISTA VIEIRA SILVA
    JOAOBIBLIASURDO2013@gmail.com / GOOGLE
    JOAOBIBLIASURDO2013@HOTMAIL.COM / MSN
    JOAOSURDO2012@HOTMAIL.COM / MSN
    JOAOSURDO2012@HOTMAIL.COM / FACEBOOK
    joaobvs3 / oovoo

    ResponderExcluir
  2. você foi à procura de uma oferta de empréstimo particular? Talvez um credor legítimo para grandes empréstimos, ou empréstimos baratos e rápidos em 2% ao ano para pagar contas de emergência e as dívidas? entre em contato conosco agora, financialassuranceloans@gmail.com

    ResponderExcluir